Veja 7 dicas que a desentupidora Sane Hidro preparou para resolver fácil o problema de privada entupida
Você foi puxar a descarga em sua casa e a água está demorando a escoar? Ou pior: a água subiu e não quer descer por nada? Calma, tudo tem solução! Confira essas dicas rápidas de como desentupir vaso sanitário.
Por mais que cuide, todo mundo está propício a sofrer com problemas de entupimento no banheiro ou na cozinha, ao menos uma vez na vida. E quando isso acontece, normalmente bate o desespero e ficamos sem saber como resolver, não é mesmo?
Se esse é o seu caso, então muita calma nessa hora, porque trouxemos 7 dicas rápidas e bem eficientes de como desentupir o seu vaso sanitário.
COMO DESENTUPIR PRIVADA?
Primeiramente cabe refletir: o que será que causou o entupimento? Você costuma descartar no vaso sanitário materiais como preservativos, absorventes e afins? Por acaso não deixou cair algum objeto na privada acidentalmente?
Se o seu caso não for esse, o “velho amigo” desentupidor pode resolver seu problema. No caso da privada estar cheia, ele é uma alternativa rápida e eficaz. Porém, se estiver a ponto de transbordar, retire um pouco da água com um balde, para evitar sujeiras.
Como usar o desentupidor de vaso?
O desentupidor funciona de forma bem simples: basta colocá-lo no vaso, tampando o fundo (onde a água vai embora) e fazer movimentos para frente e para trás, sem tirá-lo do lugar. Faça o movimento por 20 segundos, depois repita o procedimento e dê descarga. Isso criará um vácuo e fará com que o dejeto seja empurrado cano abaixo.
Mas se acaso você não tenha um desentupidor, você pode improvisar um com o que tiver em casa. Você pode fazer seu próprio desentupidor de garrafa pet ou utilizar jornal, papel filme, saco plástico ou até mesmo uma toalha para fazer o desentupimento.
Desentupir vaso com garrafa pet
Para montar seu desentupidor improvisado, você vai precisar de uma garrafa pet (2 litros), um cabo de vassoura, uma tesoura e uma fita adesiva.
Como fazer?
– Corte uma garrafa pet ao meio;
– Encaixe o cabo da vassoura na boca da garrafa;
– Para firmar, passe fita no encontro do cabo com a garrafa.
Pronto, aí está seu desentupidor!
Aí é só utilizá-lo como o desentupidor tradicional, como explicamos parágrafos acima.
Como desentupir o vaso com papel filme
(jornal, saco plástico ou toalha molhada)
É bem simples:
– Levante a tampa e o assento e cubra a borda do vaso com o material que você escolher (jornal, saco plástico, entre outros já citados). Utilize fita adesiva para vedar;
– Certifique-se que está bem vedado e que não restou nenhuma fresta para passagem do ar;
– Feche a tampa do vaso, sente-se em cima e puxe a descarga por 30 segundos;
– Retire a vedação da tampa e pronto!
Esse método usa a força da descarga, aliada à pressão do ar preso dentro do vaso.
Todas as soluções funcionam com o mesmo princípio: vedam a passagem de ar e criam um vácuo forte para que a própria força da água empurre a obstrução.
Se o seu sanitário não está cheio, mas está com o escoamento lento, algumas receitinhas caseiras poderão ajudar:
Como desentupir o vaso usando detergente e água quente
Em um balde, dilua um pouco de detergente em água quente e despeje a mistura no vaso sanitário. Em seguida dê descarga. Você pode repetir o processo por mais duas vezes.
Se o entupimento for causado por excrementos, o procedimento pode desobstruir a passagem.
Desentupir o vaso com bicarbonato e vinagre
O bicarbonato e o vinagre são grandes aliados na hora de resolver problemas com entupimentos mais simples, quando são causados por resíduos orgânicos (fezes e afins). Para isso:
– Em um recipiente, misture meio copo de bicarbonato e a mesma medida de vinagre;
– Despeje a mistura no vaso sanitário e espere alguns minutos para fazer efeito;
– Finalize despejando um litro de água quente.
A ação da mistura fará com que os excrementos se desintegrem e passem mais facilmente cano abaixo, liberando a passagem da água.
Soda cáustica para desentupir vaso
Frequentemente, em casos de entupimento, as pessoas costumam jogar soda cáustica ralo abaixo, esperando resolver o problema. Porém, mal sabem elas que podem acabar causando danos ainda maiores e gerando prejuízo para o bolso, quando não utilizada corretamente.
Antes de recorrer a este produto, confira nosso post que explica mais sobre o assunto: usar soda cáustica para desentupir tubulações realmente funciona?
Chame um especialista
Se após essas tentativas, não tiver sucesso com seu desentupimento, chame a desentupidora Sane Hidro de sua confiança. As desentupidoras contam com equipamentos especializados para realizar o desentupimento com eficácia, muitas vezes evitando o quebra-quebra e maiores dores de cabeça.
Prevenção é a melhor solução
Quando o assunto é entupimento, é bom lembrar: prevenção é sempre a melhor solução. Ter bons hábitos na hora de mandar ralo abaixo faz toda a diferença e pode evitar inúmeras dores de cabeça.
Em nosso blog também damos dicas de como manter esse problema longe da sua casa.
Outra forma de prevenção é manter a manutenção sempre em dia. Isso contribui para o bom funcionamento das tubulações, proporciona economia (pois a manutenção preventiva custa menos que o conserto) e diminui a possibilidade de entupimentos.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então acompanhe nosso blog e Facebook!