Vazamentos de água são transtornos que vão além de um simples furo nas tubulações ou necessidade de troca de torneiras, sendo um problema sério de ordem nacional. Segundo o Instituto Trata Brasil, o desperdício de água potável no país é de 38%, ou seja, mais de 10 bilhões de reais perdidos por ano e equivalente em litros, a 7 mil piscinas olímpicas.

Os números assustam e provam o quanto é preciso mudar os hábitos na utilização da água e haver mais agilidade na solução de grandes e pequenos vazamentos.

Vazamento de água é o principal motivo para o desperdício, e na grande maioria das vezes nem são percebidos, principalmente quando as fissuras no encanamento são pequenos e facilmente ignoradas como algo relevante.

Por isso é tão importante o trabalho dos profissionais em Caça Vazamentos de água, pois possuem experiência e conhecimento, além do uso de tecnologias avançadas para detectar e consertar vazamentos de água, oferecendo qualidade e garantia aos clientes e contribuindo para que os números de desperdícios de água no país diminuam continuamente.

Os vilões do desperdício de água

Mesmo com períodos de menos chuvas e reservatórios em baixa, de 2016 para cá, os números do desperdício só aumentaram, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

Entre 2012 e 2015, o desperdício foi menor do que nos últimos 3 anos e uma explicação para esse fato é que esse foi o período de uma crise hídrica, em especial nas grandes cidades como São Paulo, sendo retomada a normalidade a partir de 2016, apontando de fato um consumo e também desperdícios maiores.

Para se ter uma ideia como o problema da desperdício de água no Brasil é grave, em 2016 e 2017, o país investiu 11,5 bilhões de reais em investimentos no setor do saneamento básico, porém as perdas são de 10 bilhões no mesmo período, ou seja, 92% do valor investido.

Sem dúvida, a falta de investimentos na modernização e ampliação das redes de água e esgoto são um dos maiores problemas do saneamento público do Brasil, favorecendo a deterioração das tubulações, uma baixa qualidade da água oferecida e um furto de água frequente com o aparecimento de novos vazamentos.

Outro contribuinte para o desperdício de água são os Vazamentos que hoje são os maiores causadores do problema, correspondendo numa perda hídrica entre 30 até 45% de água nas grandes cidades, um dado muito alto levando em conta que as grandes cidades possuem mais recursos e tecnologias, e deveriam ser mais eficazes contra o desperdício.

O uso irracional da água é outro fator que eleva os dados negativos citados. Muitas pessoas apenas levam a sério a questão da economia de água em tempos de crise, ao invés de criar hábitos corretos do uso da água, como tomar banhos mais curtos, evitar usar mangueira ou fechar a torneira ao escovar os dentes por exemplo.

Infelizmente as fraudes na rede de saneamento também são grandes motivadores para tanto desperdício. Dados de 2017 apontam que 40% da água desperdiçada hoje no país é resultado de fraudes como redes clandestinas e até erro de medição.

É preciso que novos investimentos sejam feitos no setor e haja o cuidado de modernizar a rede de saneamento em todo país, orientando a população a economia hídrica tanto para benefício próprio quanto de consciência ambiental.

Ter uma fiscalização eficiente quanto a fraudes também é fundamental, havendo a manutenção de vazamentos de água, quando estes são percebidos, evitando maiores riscos estruturais e problemas de ordem financeira a longo prazo.

Caça vazamento e as tecnologias no combate dos vazamentos de água

Por décadas, ao menor sinal de vazamento de água em algum lugar da casa, os moradores buscavam bombeiros e encanadores hidráulicos para resolver o problema, porém gerando outros contratempos como destruição de paredes, custos com reformas e serviços demorados e caros.

Com o tempo, os encanadores perceberam que era preciso inovar e buscar formas de encontrar os vazamentos sem ´´quebra quebra“, oferecendo um serviço mais limpo, rápido e barato, que tivesse ainda qualidade, segurança e garantia para os clientes.

Assim nasceram os profissionais de caça vazamentos, que com a utilização de equipamentos tecnológicos, encontram qualquer tipo de vazamento em tubulações internas com alta eficiência e seguindo métodos não destrutivos, ou seja, quebrando e consertando apenas no local correto do vazamento.

Segundo o profissional técnico em Caça Vazamentos Alfredo Castro da Rei Caça Vazamentos, ´´a taxa de precisão de localização de vazamento ultrapassa os 90%, utilizando o aparelho Geofone e outros recursos tecnológicos existentes no mercado brasileiro“.

O Geofone é um aparelho inovador e utilizado em todo mundo para localização de vazamentos de água de todos os tipos, inclusive em tubulações de rede de esgoto. No Brasil, existem muitas marcas importadas e nacionais de alta qualidade e precisão que auxiliam o trabalho do profissional em caça vazamentos no encontro de fissuras, furos e rompimentos em tubulações.

O Geofone é utilizado quando o técnico em Caça Vazamentos determina uma área com possíveis indícios de vazamento e com o uso de um fone que elimina os ruídos e sons externos, aproxima o aparelho que possui sensores muito sensíveis na parede e detecta onde tenha ruído do menor vazamento possível.

Além do Geofone, outros aparelhos podem ser utilizados para potencializar e dar ainda mais precisão ao diagnóstico na localização dos vazamentos. São eles:

  • Hidrofone (utilizado em piscinas, tanques e reservatórios de água);
  • Câmera Termográfica;
  • Micropressurizador;
  • Traçador Químico;
  • Medidor de pressão e umidade.

Encontrado o problema, é feito o conserto do encanamento, gerando o mínimo possível de custos aos clientes e mais satisfação com um bom serviço prestado. Assim, o profissional de caça vazamentos oferece:

  • Análise de vazamentos com Geofone e recursos de outros equipamentos tecnológicos;
  • Método não destrutivo;
  • Mais agilidade na localização de vazamentos de água;
  • Conserto com o mínimo de lixo residual;
  • Mais economia e rapidez no serviço;
  • Qualidade, segurança e garantia de um bom trabalho.

Cada um desses itens é levado a sério, e por isso a empresa Rei Caça Vazamentos se estrutura numa base de compromisso e responsabilidade com seus clientes há mais de 15 anos, sendo pioneira no setor e reconhecida em todo Brasil.

 

desentupidora desentupidora desentupidora 24 horas desentupidora diadema